O PREÇO DO SILÊNCIO
Existem hoje no país 214 salas antigrampo – ou as chamadas salas-cofre,para permitir que empresários façam negócios sem correr risco de ser alvo de espionagem empresarial.Os preços variam de US$ 75 mil a US$500 mil.
São nessas salas seguras que são definidos o lançamento de novos produtos ou a fusão de companhias ou ainda a criação de consórcios que disputarão as principais licitações do país.
O que pode parecer exagero passa a fazer sentido quando se considera que,no país,as empresas perdem,por ano,entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão com espionagem empresarial.
A estimativa é da RCI First Security and Intelligence Ad-Vising,especializada em análise e gestão de riscos e contra–espionagem.Com sede em Nova York, a empresa atua em 17 Países,além do Brasil.
“O Brasil demorou para entender o valor da informação.Nos Estados Unidos, o gasto com espionagem e contra-espionagem é 15 vezes maior”, explica Ricardo Chilelli,diretor-presidente da RCI.
Enquanto 92% das empresas norte-americanas de médio e grande porte investem em proteção,no Brasil somente 17% delas têm essa preocupação.E somente 3% das brasileiras têm equipamentos próprios de proteção.Nos EUA,são 21%.
Fonte:Folha de S.Paulo